top of page

#1 Meu cantinho na internet

  • Foto do escritor: Natalie Gerhardt
    Natalie Gerhardt
  • 21 de mai.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 9 de jun.

"Cada segredo da alma de um escritor, cada experiência da sua vida, cada qualidade de sua mente, está escrito em suas obras." Virginia Woolf

ree

Quando leio essa citação da Virginia Woolf, reconheço a verdade das palavras na minha escrita. Atrás de cada personagem que crio, há uma fresta pela qual escapo, deslizo e me desnudo, mesmo afirmando com todas as letras que as minhas histórias são pura e estritamente ficcionais.


Sou tradutora e profissional do livro há mais de 25 anos e escritora há menos de cinco. Criei este espaço para reunir meu conteúdo de forma mais livre e pessoal, sem depender apenas das redes sociais, que, vira e mexe, mudam diretrizes, orientações e, vamos ser sinceros, estão cada vez mais repletas de conteúdo patrocinado, ditado pelos algoritmos.


Meu desejo é compartilhar por aqui, em primeira mão, novidades, reflexões, escritos soltos (como contos e crônicas), além de conteúdo voltado para escritores, tradutores e leitores apaixonados por livros.


Para quem chegou até aqui, dou as boas-vindas ao meu cantinho nesse mundão que é a Internet. Sintam-se à vontade para acompanhar, comentar, trocar ideias, mandar mensagens ou simplesmente ler, já que essa já é uma ótima forma de me conhecer.


Aproveito este texto para apresentar, de forma bem pessoal, as minhas histórias que já estão no mundo, e também a que já está no prelo, sendo trabalhada para ser publicada no segundo semestre deste ano.

 


Essa é a minha primeira história publicada e escolhi o modelo de autopublicação no KDP da Amazon para trazê-la ao mundo.


A ideia surgiu quando fiquei sabendo do concurso “Um conto inesquecível”, promovido pela Amazon, inspirado no livro Um ano inesquecível, que traz histórias da Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças. A proposta do concurso era escrever um conto para o público adolescente, e resolvi fazer uma brincadeira com os nomes que viraram chacota da geração Z, Valentina e Enzo (nome do meu filho - hahaha).


Para criar a Valentina, eu me reconectei demais com a jovem Natalie e mergulhei de cabeça nas lembranças dessa época. Li algumas passagens da minha agenda de 1992 (daquelas robustas, que não fecham mais, cheias de fotos, cartinhas, bilhetes e colagens) para criar uma personagem autêntica, verossímil e muito revoltada. Mas, para escrever a história, também usei um outro lado meu, o lado mãe de adolescente.


Fiquei bem feliz com a recepção desse conto, que foi muito elogiado nas avaliações da Amazon e amei que as pessoas realmente conseguiram ver a Valentina como uma autêntica adolescente.


Uma curiosidade sobre esse texto é que ele já nasceu com este título, mas, quando acabei de escrever, quase mudei para Última palavra. Quem ler vai entender.


Confiram aqui.

 

 


Esse conto começou como um microconto, chamado Pecado da carne, que, em seguida virou um conto bem curtinho, no qual os personagens não tinham nem nome, até chegar na história final que foi publicada exclusivamente em audiolivro, com a minha narração.


A Antônia é uma personagem forte, cativante, cheia de camadas e de vontades. Ela ainda está por aqui, rondando meus pensamentos, e tenho planos de transformar a história dela em um romance histórico.


Uma curiosidade sobre esse conto é que a Antônia tem a mesma idade da Valentina de A vingança da adolescente revoltada, mas sua história se passa um século antes e suas questões são muito mais sérias e envolvem questões de vida ou morte.

 


Esse é o segundo romance que concluí e estava totalmente fora dos planos publicá-lo antes do meu primeiro romance. Mas a vida dá voltas inesperadas e, assim que concluí a escrita, abriram as inscrições para o Prêmio Voz de Literatura, do qual fui finalista e o livro foi publicado pela Editora Patuá na Flip de 2024.


A história se passa em 1995, em uma época em que a maioria das comunicações ainda se dava por telefone (fixo!), cartas, telegramas. Os celulares já existiam, mas eram artigo de luxo e uma ligação custava um rim. Talvez até dois!


A protagonista do livro se chama Nanda e é uma jovem cheia de planos para conseguir realizar seus sonhos, até que os irmãos Müller entram na sua vida e bagunçam tudo.

Quem quiser conferir, só clicar aqui.

 

A história por trás de cada beijo

Essa comédia romântica é o que deu início à minha jornada de escritora, e sei que sou suspeita, mas sou completamente apaixonada pelas aventuras da Clarissa, uma jovem jornalista que cria um blog anônimo para contar suas aventuras e desventuras amorosas em pleno ano 2000.


O livro vai ser lançado no segundo semestre pela Verus, o selo de livros românticos do Grupo Editorial Record.

 

Antes de terminar

Com certeza, minha intenção é trazer muito conteúdo para vocês por aqui sobre tradução, mercado editorial, minhas leituras, meu processo de escrita e muito mais.

Então, é só ficar ligado aqui e nas minhas redes sociais.

 

Beijo grande,

Natalie

 

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Nina Schilkowsky
Nina Schilkowsky
Jun 20

Adorei o site, Nat! Inscrevi meu e-mail aqui em baixo, vou receber na minha caixa de entrada as novas postagens do blog?

Beijos, Nina.


Like

Assine para receber notícias, lançamentos e muito mais!

Obrigado pelo envio!

© 2025 Natalie Gerhardt

Todos os direitos reservados - Rio de Janeiro - RJ

Contato: natght@gmail.com

bottom of page